Foguete- atualizações da semana 10/06

 Como construir a base? 

Primeiro fizemos uma estrutura de madeira que requer os seguintes materiais:

Parte 1- apoio da madeira- materiais:

- 4 potes de pudim

- Cimento (não precisa de muito, só para encher os potes)

- Lixa (opcional)

- Tinta spray  (opcional )

Primeiro esvaziamos os potes e lavamos. enchemos com cimento até o topo e esperamos secar (colocamos um prego no meio para poder ter espaço para parafusar na base). Após isso lixamos para a tinta aderir melhor. 

Vídeo com o passo a passo: https://youtu.be/cTyYapQmpME

Parte 2- corpo da base- materiais:

- Madeiras

- Seladora

- Régua 

- Serra de madeira

- Prego

- Parafuso

- Furadeira

- Dobradiça 

- Transferidor 

- Cola para madeira  

Medimos as madeiras com a régua para criar a proporção que queríamos para o nosso foguete, marcamos e cortamos as peças no tamanho correto ( para o manuseio da máquina recorremos a ajuda de um responsável que sabe utilizá-la para evitar acidentes). Após o corte passamos um selador para fechar os poros da madeira e conservar melhor as peças. Depois de seco, juntamos as peças com o auxílio de uma furadeira. Colocamos todas nos locais que iriam ficar e as fixamos com pregos e parafusos, juntamente com os “pés” que fizemos anteriormente. Por fim juntamos a peça da madeira de cima com a de baixo com uma dobradiça, pois precisávamos colocar o ângulo do lançamento. Com o auxílio da serra, cortamos o que sobrou da madeira para realizar a peça para o ângulo de lançamento, que inicialmente foi medido no transferidor. Fizemos o ângulo e um encaixe para fixar no foguete, ambos e madeira. Depois de prontos colamos o encaixe na madeira do ângulo. 

Vídeo do passo a passo: https://youtu.be/V_KVt50lPHI 

Parte 3- cano- materiais:

- Redução de 50mmx20mm

- Cano de 50 mm

- 2 canos de 20 mm

- Tampão de 50mm

- Cola para PVC 

- Braçadeira 

- Enforca-gato 

- Cano de 40mm 

- Barbante 

( o comprimento dos canos é variável de acordo com o tamanho da base)

Primeiro colamos a redução no cano de 50mm, depois colamos o cano de 20mm na parte de 20mm da redução. O outro cano de 20mm colamos em cima deste último, para termos espaço para a trava de segurança. Do outro lado do cano de 50mm colamos o tampão já com o furo para passar a mangueira. Após finalizarmos a estrutura de canos colocamos a braçadeira no cano de 20mm e encaixamos os enforca-gatos. Após encaixarmos certinho apertamos a braçadeira para fixar os plásticos no lugar. Por último utilizamos o cano de 40 mm com um barbante amarrado para fazer a trava e encaixar nas braçadeiras de plástico (utilizamos um gargalo de garrafa só para testar a trava)

Vídeo do passo a passo: https://youtu.be/3GTvJO4TvTc

Parte 4-mangueira- materiais 

- Uma mangueira de 3 metros

- Uma válvula de pneu de bicicleta

- Uma rolha 

Passamos a mangueira por dentro do cano da base através do furo feito no tampão, em uma extremidade colocamos a válvula de pneu para tirar pressão caso necessário, e na outra furamos uma rolha e a colocamos na mangueira, para a água presente no foguete não atrapalhar o processo do foguete 

Vídeo com a base finalizada: https://youtu.be/vKGNJwJhUlg











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conclusão sobre o guindaste

Foguete- atualizações da semana- 04/05

Guindaste